Grupos de pesquisa


Grupo de pesquisa em Equações Diferenciais Parciais

Responsáveis : Prof. Alexandre Casassola Gonçalves
Prof. Marcelo Rempel Ebert
Prof. Tiago Henrique Picon
Prof. Hermano Frid Neto
Prof. Nikolai Vasilievich Chemetov

Apresentação

Este grupo atua no desenvolvimento de Operadores e Equações Diferenciais Parciais, em especial sobre questões de regularidade, existência e propriedades qualitativas de soluções (locais e globais).

Linha de pesquisa

  • Equações Diferenciais Parciais Lineares e Análise Harmônica.
  • Equações Diferenciais Parciais de Evolução semi-lineares
  • Operadores pseudo-diferenciais
  • Equações de reação-difusão
  • Métodos Variacionais e equações geométricas.
Grupo de pesquisa em Sistemas Dinâmicos e Processos Estocásticos

Responsáveis :
Prof. Benito Frazão Pires
Prof. Americo Lopez Galvez
Prof. Fernando Pigeard de Almeida Prado
Prof. Rafael Andres Rosales Mitrowksy

Apresentação

A linha de pesquisa em Sistemas Dinâmicos (Américo López e Benito Pires) estuda a evolução de processos determinísticos tanto em tempo discreto (Sistemas Dinâmicos Discretos) quanto em tempo contínuo (Sistemas Dinâmicos Contínuos). O objetivo é compreender o comportamento a longo prazo do sistema, estudando a existência de atratores (conjuntos ω-limites) periódicos ou fractais. A linha de pesquisa em Processos Estocásticos (Fernando Pigeard e Rafael Rosales) está voltada ao estudo de processos interagentes com reforço definidos em grafos e mais geralmente na evolução de processos interagentes em estruturas discretas. As técnicas utilizadas no estudo destes processos combinam ferramentas da Teoria de Sistemas Dinâmicos e da Teoria de Probabilidade. Muitos processos físicos, biológicos e econômicos são modelados por Processos Determinísticos (Sistemas Dinâmicos) ou Processos Aleatórios.

Link do grupo n o CNPq

Grupo de Equações Diferenciais Abstratas

Responsável : Prof. Michelle Fernanda Pierri Hernandez
Prof. Vanessa Rolnik Artioli
Prof. Katia Andreia Gonçalves de Azevedo
Prof. Eduardo Alex Hernandez Morales

Apresentação

O grupo desenvolve pesquisa na área de Equações Diferenciais Abstratas, englobando descobertas em questões relacionadas à existência de soluções, propriedades qualitativas de soluções (locais e globais) e periodicidade assintótica de funções, estabilidade. Algumas equações consideradas são as abstratas, do tipo neutro, impulsivas com impulsos não instantâneos, entre outras.

Linha de pesquisa :

  • Equações diferenciais abstratas
  • Equações diferenciais funcionais abstratas do tipo neutro
  • Quase-periodicidade em sistemas abstratos
  • Estabilidade

Programa de Iniciação Científica e Mestrado

Responsáveis : Prof. Tiago Picon

https://picme.obmep.org.br/

Apresentação

O PICME é um programa que oferece aos estudantes universitários que se destacaram nas Olimpíadas de Matemática (medalhistas da OBMEP ou da OBM) a oportunidade de realizar estudos avançados em Matemática simultaneamente com sua graduação. Os participantes recebem as bolsas através de uma parceria com o CNPq (Iniciação Científica) e com a CAPES (Mestrado).

A Iniciação Científica do PICME é um programa com duração de 2 anos, sendo que as bolsas têm vigência de 12 meses e são renovadas de acordo com as condições e o desempenho de cada aluno. Cada Programa de Pós-Graduação realiza seu PICME de maneira autônoma, definindo suas atividades e o desempenho acadêmico necessário para a manutenção e renovação da bolsa de cada aluno. Você poderá trabalhar diretamente sob orientação de um pesquisador indicado pelo programa e/ou cursar disciplinas

Através da Iniciação Científica/PICME é possível também se preparar para o Mestrado em Matemática, que pode até mesmo ser realizado simultaneamente com a Graduação. Para se preparar especificamente é possível usufruir mais um ano da bolsa do CNPq. Ao ser aprovado para o nível de Mestrado de qualquer uma das universidades participantes, será garantida a concessão de uma bolsa pela CAPES. A bolsa Mestrado PICME/CAPES também está garantida para qualquer medalhista da OBMEP ou OBM que seja regularmente aceito no Mestrado de qualquer programa participante.