Laboratórios de pesquisa


Laboratório de Computação Aplicada à Informática Biomédica - CAIB

Responsável : Prof. Joaquim Cezar Felipe

Contato : DCM - Térreo - Sala: 521 - Telefone: (16) 3315-0598

Página do laboratório

Apresentação

O grupo CAIB (Computação Aplicada à informação biomédica) foi criado em 2011 e está localizado na sala 521 do Departamento de Computação e Matemática da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. O principal objetivo do grupo é desenvolver ferramentas computacionais e metodologias aplicadas às biociências, mais especificamente no contexto de: 1) processamento e análise de imagens médicas visando o auxílio ao diagnóstico; 2) suporte aos procedimentos da bioinformática. O grupo é liderado pelo Prof. Joaquim Cezar Felipe.

Linha de pesquisa

Estes são os principais tópicos de pesquisa: - Informática biomédica - Processamento e análise de imagens médicas - Ferramentas para bioinformática - Integração da informação em saúde

Laboratório de Computação em Sinais e Imagens Médicas - CSIM

Responsável : Prof. Luiz Otavio Murta Junior

Contato : DCM - Térreo - Sala: 524 - Telefone: 3315-0376

Página do laboratório

Apresentação

Somos um laboratório computacional dedicado à processamento e análise de imagem e sinais. Nosso grupo de pesquisa está localizado na cidade de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo, Brasil e trabalha diretamente com várias aplicações relacionadas com questões de imagem e de sinal. Registro, segmentação tecido, filtro de imagem, imagem e sinal de análise e extração de características são alguns exemplos de nossos estudos.
Nosso principal objetivo é melhorar a imagem e sinalizar o estado-da-arte e criar ferramentas adequadas para muitas aplicações médicas e biológicas.

Linha de pesquisa

Nosso grupo de pesquisa vem estudando os seguintes tópicos:

  • Fusão de imagem médica e correção
  • Registo de imagem com modalidades inter e intra
  • Modelos físicos para segmentação de imagem
  • Caos e multifractalidade caracterização em sinais biomédicos dinâmica não linear de sinais biológicos
  • Análise de imagem e sinal para o diagnóstico auxiliado

Laboratório de Processamento de Informação Biológica - LabPIB

Responsável : Prof. Ricardo Zorzetto Nicoliello Vencio

Contato : DCM - Térreo - Sala: 517 - Telefone: 3315-0439

Apresentação

O Laboratório de Processamento de Informação Biológica - LabPIB, foi criado em 2008 com a missão/ambição de contribuir para o entendimento da Biologia por meio de pesquisa, ensino e extensão na área de Bioinformática. Dadas as vastas implicações da Bioinformática para a Biotecnologia moderna e da própria Biologia, nós consideramos esta missão um grande e importante desafio. Na nossa perspectiva, a Bioinformática é caracterizada pela aplicação intensiva de técnicas computacionais e matemáticas para a geração e gerenciamento de bioinformação. Aqui no LabPIB nós desenvolvemos pesquisas em sub(sub-sub-...)-áreas específicas da Bioinformática, relacionadas à Biologia Molecular e Biologia Sistêmica (vídeo) de microorganismos.

Linha de pesquisa :

  • Bioinformática
  • Biologia Sistêmica de Microorganismos

Laboratório de Informática em Saúde - LIS

Responsáveis : Prof. Alessandra Alaniz Macedo
Prof. José Augusto Baranauskas

Contato : DCM - Térreo - Sala: 621 - Telefone: 3315-4864

Laboratório de Sistemas Computacionais Complexos - LSCC

Responsáveis : Prof. Evandro Eduardo Seron Ruiz
Prof. Renato Tinós
Prof. Zhao Liang

Contato : DCM - Térreo - Sala: 617 - Telefone: 3315-0439

Apresentação

O Laboratório de Sistemas Computacionais Complexos tem como missão o estudo e a formação de pessoal especializados nesta área da Ciência da Computação que estuda sistemas complexos. Um sistema complexo é um sistema composto por um conjunto de partes conectadas e que apresentam interações entre si. Estes sistema normalmente possuem propriedades ou características, tais como, dinamismo, de transição de fase, evolução auto-organizada, hierarquia, multi-escala, entre outras. Podemos exemplificar estes sistemas com as redes sociais, a biologia sistêmica, as redes complexas e com a própria computação na área de Inteligência Artificial, por exemplo. O Laboratório de Sistemas Computacionais Complexos integra a linha de Computação Aplicada a Biociências do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada do Departamento de Computação e Matemática.

Linha de pesquisa : São três as principais linhas de pesquisa deste Laboratório:

  • Redes Complexas
  • Computação Bioinspirada e Neurociência Computacional
  • Análise e extração e conhecimento em grandes volumes de dados

Laboratório de Sistemas e Serviços Biomédicos

Responsáveis : Prof. Clever Ricardo Guareis de Farias

Contato : DCM - Térreo - Sala: 517 - Telefone: 3315-0439

Página do laboratório

Apresentação

O Laboratório de Sistemas e Serviços Biomédicos (LSSB) é dedicado a investigar o desenvolvimento e aplicação de modelos conceituais (incluindo ontologias) para o desenvolvimento e integração de sistemas e serviços biomédicos. Na área biomédica, temos um interesse particular no domínio da genómica funcional. A expressão genética é o processo biológico no qual a informação armazenada num gene é convertida em proteína ou ARN. Uma vez que os dados de expressão estão disponíveis, os biólogos enfrentam a tarefa de extrair (novo) conhecimento associado ao fenômeno biológico subjacente. Assim, os objetivos da genômica funcional incluem a definição dos papéis funcionais de diferentes genes e processos associados, o estudo das interações entre genes e produtos gênicos, o estudo de variações de expressão gênica em diferentes tipos celulares e em diferentes condições, entre outros. Para realizar essa tarefa, os biólogos realizam uma seqüência de atividades de análise sobre os dados de expressão gênica disponíveis. Em geral, essas atividades são realizadas usando ferramentas separadas, o que dificulta a pesquisa efetiva.

Linha de pesquisa : Os tópicos de pesquisa atuais da LSSB incluem:

  • Desenvolvimento de ontologias para o domínio da genómica funcional (conceitos, metodologia e ferramentas de apoio)
  • Desenvolvimento de serviços de expressão genética (conceitos, técnicas e metodologia)
  • Desenvolvimento e composição de serviços web semânticos