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Histórico

A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) foi criada em junho de 1959. Contudo, suas atividades acadêmicas somente foram iniciadas somente em março de 1964. A implantação dos cursos de Biologia, Psicologia e Química ocorreu no início do ano letivo de 1964, com a colaboração da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, que cedeu não somente as salas para o funcionamento dos cursos, mas, principalmente, os docentes que ministraram aulas em alguns desses cursos. O curso de Licenciatura em Ciências, iniciado em 1966, funcionou somente até 1976. Com duração de apenas três anos (Licenciatura Curta), o seu objetivo era propiciar a formação de professores de ciências para o ensino de primeiro grau.
Em dezembro de 1974, a FFCLRP foi incorporada à Universidade de São Paulo e integrada ao Campus da USP de Ribeirão Preto, quando então foi criado o Departamento de Geologia, Mineralogia, Física e Matemática (DGMFM). Esse novo departamento era o resultado da aglutinação de departamentos menores da antiga FFCLRP, que, como não atendiam as exigências do estatuto da USP, viram nessa nova organização uma forma de existência que espelhava as atividades Universitárias então desempenhadas.
Interesses compartilhados pela FFCLRP e FMRP em várias áreas de superposição de seus campos de atividade e de competência de seus docentes, aliados a um esforço contínuo para o desenvolvimento de iniciativas conjuntas nas áreas de informática, biologia, bioquímica, genética molecular e medicina, permitiram, entre outros, a criação do Programa de Pós-Graduação de Física Aplicada à Medicina e Biologia em 1986. Em 1991, o DGMFM passou por transformações e teve o seu nome alterado para Departamento de Geologia, Física e Matemática (DGFM). Em 1996, o DGFM sofreu nova alteração, passando a ser denominado Departamento de Física e Matemática (DFM). Esta reestruturação foi motivada tanto pelo desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa, quanto pela evolução de seu quadro pessoal.
Ao longo da década de 2000, foram criados quatro cursos de graduação: Bacharelado em Física Médica (2000); Bacharelado em Informática Biomédica (2003); Bacharelado em Ciências da Informação e da Documentação (2003); e Bacharelado em Matemática Aplicada a Negócios (2004). O Bacharelado em Informática Biomédica foi o primeiro curso de graduação interunidades da USP (primeiro do gênero no país) e representou mais um produto concreto da colaboração com a FMRP. O Bacharelado em Matemática Aplicada a Negócios, que desde o início já contava com a participação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP), tornou-se também um curso interunidades.
Em janeiro de 2011, o DFM sofreu sua mais importante reestruturação. Docentes da área de educação do Departamento de Psicologia e Educação e docentes da área de ciência da informação e documentação do DFM juntaram-se para formar o Departamento de Educação, Informação e Comunicação (DEDIC). Docentes da área de física criaram o Departamento de Física (DF), enquanto que docentes das áreas de computação e matemática criaram o Departamento de Computação e Matemática (DCM).

MISSÃO

O Departamento de Computação e Matemática (DCM) tem como missão a geração, transmissão e difusão de conhecimentos nas áreas de Computação, Matemática e Estatística, com especial interesse em interdisciplinaridade. O Departamento contribui na formação de profissionais com sólidos conhecimentos técnico-científicos e elevada capacidade de interação multidisciplinar.

VISÃO

Ser reconhecido nacional e internacionalmente como centro de excelência em pesquisa nas áreas de Computação, Matemática e Estatística, bem como na formação de profissionais competentes, líderes no seu campo de trabalho e com capacidade de empreendimento multidisciplinar. Ser um centro reconhecido em oferecer atividades de extensão universitária que permitam a difusão e aplicação do conhecimento das áreas de Matemática, Computação e Estatística. No âmbito local, ser reconhecidos como um ambiente de sinergia entre os docentes, discentes e servidores para a consolidação da missão do DCM.