PROGRAMAS VINCULADOS AS OLIMPÍADAS BRASILEIRA DE MATEMÁTICA - OBMEP

As atividades do Programa em Iniciação Científica (PIC) programa vinculado a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) são realizadas em Ribeirão Preto desde 2006, ano seguinte a criação das olimpíadas. Nessa época, a cidade era um pólo da região de São José do Rio Preto, sob a coordenação da Profa. Dra. Aparecida Francisco da Silva, vinculada ao Departamento de Matemática do IBILCE/UNESP. As atividades do PIC inicialmente eram realizadas em escolas da rede pública de ensino.

Em 2006 as atividades foram coordenadas pelos professores Prof. Dr. Jair Silvério dos Santos e o Prof. Dr. Marcelo Rempel Ebert, ambos do então Departamento de Física e Matemática da FFCLRP, na escola Dom Alberto José Gonçalves no bairro Campos Elísios. Eles atuavam como Professor Orientador (PO) auxiliados por alunos do curso de Bacharelado em Matemática Aplicada a Negócios (MAN). As atividades ocorreram continuamente nesses moldes até 2009 com a participação de outros professores do DCM, aplicando as atividades do PIC em Ribeirão Preto, Franca e Sertãozinho.

Em 2010, as atividades passaram a ser realizadas no Departamento de Computação e Matemática da FFCLRP/USP. Segundo o Prof. Jair, coordenador local do polo, a execução do programa exigia grandes esforços, pois era necessário organizar toda logística do transporte para a vinda dos alunos de diversas cidades da região além de uma infraestrutura referente a alimentação, com lanches e almoço. As atividades eram realizadas aos sábados das 8:00 às 16:00 horas, uma vez por mês. Os alunos eram separados em turmas conforme a série e número de participações do programa do PIC.

Durante os primeiros anos das atividades na USP em Ribeirão Preto o Prof. Jair contou com a colaboração de docentes do Departamento de Matemática do ICMC/USP, IBILCE/UNESP, UFSCar e principalmente dos alunos do curso MAN. Em 2011 destacamos a entrada da Profa. Dra. Geraldine Góes Bosco do DCM como Professora Orientadora no polo de Ribeirão Preto.

Em 2013, o polo de Ribeirão Preto passou a fazer parte da região SP06, com sede em São Carlos, coordenada pela Profa. Dra. Ires Dias do Departamento de Matemática do ICMC-USP. Nesse ano a demanda aumentara, passando o polo a receber 60 alunos distribuídos em 4 turmas. Em 2014, os professores recém contratados Profa. Dra. Jaqueline Godoy e Prof. Dr. Tiago Picon integraram como Professores Orientadores quando o programa passou a ter cerca de 80 alunos distribuídos em 6 salas. Em 2015 o programa sofreu um severo corte de recursos e alguns encontros presenciais não foram realizados.

Em 2016, o programa foi reformulado. A região de Ribeirão Preto passou a ser sede do programa, denominado polo SP10, tendo o Prof. Tiago Picon como coordenador. Diferentemente das edições anteriores o programa retornou as escolas públicas mas sem a participação dos professores universitários, mas apenas professores da rede pública de ensino e alunos de licenciatura em Matemática. Neste ano foi criado o programa OBMEP na Escola que tem por objetivo estimular atividades extraclasse com o uso dos materiais da OBMEP, tais como provas, Bancos de Questões e o Portal da Matemática. Professores e alunos de todo o país são habilitados e preparados para desenvolver essa atividade em suas respectivas escolas. Nesse ano, devido a ausência de recursos, os Professores Habilitados (PH) foram os responsáveis por orientar os alunos do PIC dentro do programa OBMEP na Escola. As seguintes cidades receberam polo(s) do programa OBMEP na Escola: Ribeirão Preto (4 polos), Franca (2 polos), Guaíra (1 polo), Monte Alto (1 polo), Nuporanga (1 polo), Sertãozinho (2 polos) totalizando 350 alunos. Os alunos do PIC que não tinham polo presencial do programa OBMEP na Escola participaram do programa na modalidade virtual. Em 2017 os programas OBMEP na Escola e PIC voltaram a ser lançados de maneira independente. Nesse ano o programa OBMEP na Escola teve polos nas seguintes cidades: Ribeirão Preto (1 polo), Sertãozinho (1 polo), Cravinhos (1 polo), Franca (2 polos), Guaíra (1 polo), Guatapará (1 polo), Monte Alto (1 polo). Já o programa PIC teve polos presenciais na cidade de Franca (2 polos), Sertãozinho (1 polo) e em Ribeirão Preto 1 polo sediado no DCM/FFCLRP.

Em 2018, tivemos a maior expansão em número de alunos do programa PIC totalizando 130 alunos no qual 115 alunos participantes do programa PIC presencial com polos na cidade de Franca (1 polo) na Escola Mario D`Elia, Sertãozinho (2 polos) na Escola Anna Passamonti Balardin e Ribeirão Preto (2 polos) no DCM da USP. O programa OBMEP na Escola nesta edição possui 5 polos na cidade de Franca (2 polos), Ribeirão Preto (1 polo), Guaíra (1 polo) e Monte Alto (1 polo) totalizando 150 alunos.



Como chegar
Contato

Departamento de Computação e Matemática


Fone: (16) 3315 0429 - Fax: (16) 3315 0407

Av. Bandeirantes, 3900 - Monte Alegre

Ribeirão Preto - SP - CEP: 14040-901