Cronograma


As oficinas serão oferecidas aos professores do Ensino Básico, em salas com turmas reduzidas, e acontecerão simultaneamente. Pretende-se que sejam oferecidas diversas oficinas e que estas possam ser replicadas nesses dois dias, para que mais professores possam participar e ter acesso a abordagens inovadoras, materiais didáticos atualizados e métodos de ensino eficazes, contribuindo assim para a melhoria do ensino de matemática e o sucesso dos alunos.


Observação: Na sua inscrição, favor indicar até 4 oficinas de seu interesse, segundo a ordem descrita acima. Tentaremos, na medida do possível e por ordem de inscrição, garantir sua vaga na oficina, em um dos quatro horários.


Palestras

Por uma Matemática Problematizada: Eduacação como (Re)Invenção

Victor Giraldo
URFRJ

Reflexões sobre a História da Matemática no Processo Pedagógico

Sérgio Nobre
UNESP

Aproximando e Afastando: Posibilidades do Uso de Fontes Históricas na Formação de Professores de Matemática

Bruna Moustapha-Corrêa
CHEMAT-UNIRIO

Reflexões Sobre o Conceito de Função na Educação Básica: a Formação, o Material Didático e a Sala de Aula

Michel Cambrainha
UNIRIO


Mesa Redonda

Matemática, Educação Matemática e Formação de Professores: Reafirmando a Potência da Colaboração

SBM, SBEM, ANPMat


OFICINAS

Visualização na e para resolução de problemas geométricos

Marcos Alves dos Santos e Ana Paula Jahn
USP - IME - CAEM

Sequências numéricas: para além de PA e PG.

Cristina Cerri
USP-IME

Repensando as Probabilidades: fundamentos e aplicações

Edmilson Mota
ETAPA

Modelagem probabilística na sala de aula

Laura Rifo
UNICAMP

Pulo de Vieta

Ana Paula Chaves
UFG

Construção de itens para avaliação em larga escala e análise de resultados de desempenho.

Mauro Rabelo
UnB

Construindo poliedros duais usando o GeoGebra como ferramenta de ensino

Gustavo Araujo
UEPB

A geometria da impressão 3D

Carmen Mathias
UFSM

A cadeira de noiva

Sergio Alves
IME - USP

Cônicas - o que você sabe sobre elas?

Ana Catarina Pontone Hellmeister
IME - USP

Avaliações formativas para a qualificação do ensino de Matemática

Jorge Lira
UFC

Matemática recreativa na formação de professores: potecialidades para o ensino

Rogerio Chaparin
CAEM-IME - USP

s