logo_ppgm
logo_ffclrp

Programa de Pós-graduação em Matemática - Mestrado

Inscrição de Alunos Especiais

De 29 a 31 de Março de 2021, das 8:00 as 17:00 horas estarão abertas as inscrições para aluno especial na disciplina do 1 Semestre de 2021 do PPGM.
As inscrições serão realizadas exclusivamente através do e-mail ppgm@ffclrp.usp.br
Clique aqui para obter detalhes e a lista de documentos necessários à inscrição.

RESULTADO FINAL
Resultado Final - Mestrado - Processo Seletivo PPGM - Edital 001/2021

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Matemática (PPGM), modalidade Mestrado Acadêmico, tem por objetivo geral proporcionar uma formação acadêmica qualificada a profissionais interessados e comprometidos com o avanço e a disseminação do conhecimento em Matemática, permitindo-lhes: exercer atividades de ordem técnico-científica na área de Matemática superior; exercer atividades de docência em nível de graduação e pós-graduação; e continuar estudos em nível de doutorado em qualquer programa de pós-graduação do país ou do exterior, na área de Matemática ou em áreas afins.
O PPGM abrange duas áreas de concentração: Matemática Pura e Matemática Aplicada e tem as seguintes linhas de pesquisa: Análise Harmônica e Equações Diferenciais Parciais, Equações Diferenciais Funcionais Abstratas, Sistemas Dinâmicos Suaves por Partes, Economia Matemática e Estatística. Além de docentes do próprio Departamento de Computação e Matemática - DCM, participam docentes da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEARP da USP em Ribeirão Preto, que reforçam a linha de pesquisa em Economia Matemática e Estatística e proporcionam uma formação em nível de pós-graduação aos egressos do curso de graduação “Bacharelado em Matemática Aplicada a Negócios do DCM.
O PPGM foi homologado pela Portaria n° 540, publicada no D.O.U. de 17/6/2020, Seção 1, Pág. 57.

Linhas de Pesquisa

Matemática Pura

Equações Diferenciais Funcionais Abstratas
Membros do grupo:
Eduardo Alex Hernández Morales
Kátia Andreia Gonçalves de Azevedo
Michelle Fernanda Pierri Hernandez
Vanessa Rolnik Artioli

Descrição: Em muitas aplicações de equações diferencias é assumido que o modelo em estudo é governado pelo princípio de causalidade, ou seja, o futuro do estado somente depende do presente. Isto é uma limitação teórica e prática, pois o passado tem impacto no presente e no futuro. A linha de pesquisa em Equações Diferenciais Funcionais Abstratas, estuda problemas relativos a existência e as propriedades qualitativas de soluções de equações diferenciais modeladas em espaços de Banach, no qual o passado e (ou) futuro são considerados.

Análise Harmônica e Equações Diferenciais Parciais
Membros do grupo:
Alexandre Casassola Gonçalves
Marcelo Rempel Ebert
Nikolai Vasilievich Chemetov
Tiago Henrique Picon

Descrição: A linha de pesquisa em Equações Diferenciais Parciais tem como objetivo o estudo sobre existência, unicidade, regularidade, resolubilidade de certas classes de equações. Os principais tópicos de pesquisa da linha são: Equações Diferenciais Parciais Lineares (Marcelo Ebert e Tiago Picon), Equações Diferenciais Parciais de Evolução Semilinear (Marcelo Ebert), Equações de reação-difusão (Marcelo Ebert e Tiago Picon), Métodos Variacionais e Equações Geométricas (Alexandre Casassola) e Campos vetoriais complexos (Tiago Picon), Equações Diferenciais Parciais na Mecanica de Fluidos (Nikolai V. Chemetov). Outras áreas correlata é Análise Harmônica (Tiago Picon) e sua mistura com EDP (Tiago Picon e Marcelo Ebert), e Teoria Geométrica da Medida (Alexandre Casassola e Tiago Picon) também fazem parte do campo de pesquisa.

Sistemas Dinâmicos Suaves por Partes
Membros do grupo:
Benito Frazão Pires
Rafael Andrés Rosales Mitrowsky
Pedro Cardin
Tiago de Carvalho

Descrição: A linha de pesquisa em Sistemas Dinâmicos Suaves por Partes tem como objetivo estudar a dinâmica topológica e a dinâmica simbólica de transformações do intervalo contínuas por partes e equações diferenciais considerando aspectos tais como conjuntos limites, estabilidade assintótica e estrutural, bifurcações e conjugações com transformações de intercâmbio de intervalos. Os principais tópicos de pesquisa do grupo são: Sistemas Dinâmicos Discretos (Benito Pires e Rafael Rosales) e Sistemas Dinâmicos Contínuos (Tiago de Carvalho e Pedro Cardin).

Matemática Aplicada

Economia Matemática e Estatística
Membros do grupo:
Fernando Pigeard de Almeida Prado
Jefferson Donizeti Pereira Bertolai
Márcio Poletti Laurini
Nikolai Vasilievich Chemetov
Rafael Andrés Rosales Mitrowsky
Renato Tinós
Vanessa Rolnik Artioli
Zhao Liang

Descrição: A área de Economia Matemática e Estatística consiste na aplicação da Matemática ao desenvolvimento de modelos econômicos rigorosos, sendo Probabilidade e Estatística fundamentais. As técnicas da Análise Funcional, Topologia e Topologia Diferencial são de amplo uso em Microeconomia. Equações Diferenciais, Sistemas Dinâmicos e Processos Estocásticos provêm as ferramentas básicas para a análise do processo ou dinâmica econômica. Teoria dos Jogos é ferramenta básica de análise de situações de conflito onde dois ou mais agentes econômicos interagem em um contexto de interdependência estratégica. Probabilidade é fundamental no estudo de modelos econômicos, onde risco e incerteza estão presentes. Aliada à Economia Matemática, tem-se a Econometria, que estuda as propriedades dos processos de geração de dados, das técnicas de análise de dados econômicos e os métodos de estimação e testes de hipóteses econômicas. Nessa área, o ferramental desenvolvido pela Estatística é central. Por fim, Aprendizado de Máquina têm se mostrado altamente eficaz como método de análise de dados que automatiza o desenvolvimento de modelos analíticos. As principais tópicos dessa linha de pesquisa são: Microeconomia/Equlibrio Geral (Eduardo Hernandez, Fernando Pigeard e Jefferson Bertolai), Teoria dos Jogos aplicada a Economia (Fernando Pigeard, Jefferson Bertolai e Rafael Rosales), Microeconometria (Márcio Laurini), Métodos Deterministicos e Probabilísticos em Precificação de Derivativos (Fernando Pigeard, Nikolai V. Chemetov), Estatística computacional aplicada a Economia e Finanças (Márcio Laurini), Processos estocásticos (Fernando Pigeard e Rafael Rosales), Aprendizado de Máquinas (Renato Tinós e Zhao Liang).

Orientadores

Inscrição

De 29 a 31 de Março de 2021, das 8:00 as 17:00 horas estarão abertas as inscrições para aluno especial na disciplina do 1 Semestre de 2021 do PPGM.
As inscrições serão realizadas exclusivamente através do e-mail ppgm@ffclrp.usp.br
Clique aqui para obter detalhes e a lista de documentos necessários à inscrição.

RESULTADO FINAL
Resultado Final - Mestrado - Processo Seletivo PPGM - Edital 001/2021

Disciplinas

Confira o calendário de disciplinas para o 1° Semestre de 2021.

Exames de Qualificação e Proficiência (datas)

As disciplinas estão distribuídas em quatro categorias: disciplinas obrigatórias, disciplinas de aperfeiçoamento, disciplinas optativas básicas e disciplinas optativas específicas. As disciplinas compreendidas em cada categoria são as seguintes.

Disciplinas Obrigatórias:

Disciplinas optativas de aperfeiçoamento:

Disciplinas optativas básicas:

Disciplinas optativas específicas:

Normas e Formulários

Alunos

   Ingresso
Ana Carolina Souza Melega  24/09/2020
Carlos Eduardo de Oliveira Batista  25/09/2020
Juliano Rian Custodio Malta  23/09/2020
Lucas Lisboa Leão  23/09/2020
Maria Júlia Pessôa Berenguel  23/09/2020
Vítor Faleiros Viana  23/09/2020

Comissão Coordenadora do Programa

Calendário de Reuniões - 1° semestre de 2021

Membro permanente: Prof. Tiago Henrique Picon (coordenador)
Suplente: Prof. Marcelo Rempel Ebert

Membro permanente: Prof. Tiago de Carvalho (vice coordenador)
Suplente: Profa. Michelle Fernanda Pierri Hernandez

Membro permanente: Prof. Rafael Andrés Rosales Mitrowsky
Suplente: Prof. Fernando Pigeard de Almeida Prado

Membro permanente: Prof. Benito Frazão Pires
Suplente: Prof. Alexandre Casassola Gonçalves

Membro permanente: Profa. Kátia Andreia Gonçalves de Azevedo
Suplente: Profa. Vanessa Rolnik Artiolli