Apresentador : Patrícia Bruniero Franciscato Augusto
Filiação: DCM
Data: 04/05/2022
Horário: 16:00
às 18:00
Local: Modo remoto
Descrição: Resumo: A Discalculia do Desenvolvimento é definida na atualidade como um transtorno irreversível, tendo importante impacto na condição social de seus portadores, dada a grande relevância do conhecimento aritmético para habilidades da vida diária. O diagnóstico da discalculia do desenvolvimento requer a execução de diversos testes e entrevistas com o envolvimento multidisciplinar podendo o processo estender-se por semanas ou meses até sua conclusão. A busca por mecanismos de predição diagnóstica tem sido objeto de diversos estudos com a utilização de técnicas de aprendizagem de máquina. A equipe do O B.Y.L. Nair Ch. Hospital, em Mumbai, realizou um estudo utilizando Random Forest para classificação binária de pacientes diagnosticados com discalculia, com base em critérios exclusivamente psicométricos. Por outro lado, estudo recente realizado em Padova concluiu não haver evidências de déficits cognitivos específicos para o diagnóstico das dificuldades de aprendizagem matemática. Neste estudo, utilizaremos o método Random Forest Multiclasses para obter um classificador, numa abordagem dimensional, utilizando dados de pacientes do Ambulatório Número da Universidade Federal de Minas Gerais, cujo protocolo é baseado em critérios clínicos e psicométricos.