DCM FFCLRP USP
Apresentação
Informações referentes ao curso de Informática Biomédica

Apresentação


O Bacharelado em Informática Biomédica, criado em 2013, é o curso de graduação pioneiro no país voltado à formação de profissionais com aptidão interdisciplinar em Computação e Biociências. O caráter interdisciplinar é reforçado por ser ministrado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) e pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), sendo que o aluno conta com a infraestrutura de ambas as Unidades. Os Departamentos da FMRP são responsáveis pelas disciplinas de conteúdo biológico e médico. O Hospital das Clínicas da FMRP dispõe de serviços médicos visando à formação prática. O Departamento de Computação e Matemática da FFCLP é responsável pelas disciplinas de conteúdo de ciências exatas. Em todos esses locais há laboratórios especializados para o desenvolvimento das disciplinas, projetos acadêmicos e orientação em áreas de aplicação.


O curso encontra-se estruturado em três fases distintas:

  • Básica, com disciplinas com sólida formação em Ciências da Computação — incluindo Algoritmos, Estruturas de Dados, Teoria da Computação, Engenharia de Software, Bancos de Dados, Redes de Computadores, Inteligência Artificial, Cálculo Diferencial e Integral, Probabilidade e Estatística — assim como em Biociências — incluindo Anatomia, Histologia, Biologia Celular e Molecular, Bioquímica, Genética, Fisiologia e Microbiologia.

  • Intermediária, as disciplinas de Ciências da Computação e Biociências são relacionadas de forma articulada e integrada, mostrando como os biofenômenos podem ser investigados com modelos e sistemas computacionais em três áreas aplicadas: - Bioinformática: modelagem e simulação de problemas biológicos que envolvam utilização concomitante de grandes volumes de dados (como resultado e objeto de pesquisa em genomas, transcriptomas, proteomas, identificação de genes, análise de redes gênicas, identificação de polimorfismos, entre outras áreas), análise estrutural (modelagem molecular) e modelos biológicos, montagens de genomas, análise de expressão gênica, análise filogenética e predição de estrutura de macromoléculas; - Sinais e Imagens Médicas: desenvolvimento de sistemas de apoio à decisão médica, por meio de técnicas voltadas à aquisição, otimização, tratamento e análise de sinais e imagens médicas contendo informações anatômicas ou funcionais como, por exemplo, radiologia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, medicina nuclear e atividade elétrica cerebral e cardíaca; - Sistemas de Informação e Gestão em Saúde: desenvolvimento de sistemas voltados à organização, gerenciamento e representação de dados clínicos (computação clínica), serviços de informação hospitalar, serviços de saúde, aplicações à epidemiologia e saúde populacional, processo de decisão clínica, fluxo de informações médicas e prontuário médico eletrônico.

  • Projeto de Graduação, as disciplinas das fases básica e intermediária são relacionadas de forma articulada e integrada no desenvolvimento de monografia ou estágio supervisionado em projetos nas três áreas de aplicação.



Departamento de Computação e Matemática - Av. Bandeirantes, 3900 - Monte Alegre - Ribeirão Preto - SP - CEP: 14040-901
Fone: (16) 3315 0429 - Fax: (16) 3315 0407 ©Copyright 2016 - DCM - FFCLRP - USP