DCM FFCLRP USP
Depoimentos
Depoimentos de ex alunos do curso de Matemática Aplicada a Negócios

Hugo Ferraz Albertini Conclusão 2015


Sobre o curso
A importância do curso é que nele você aprende muito e com isso ganha prazer em aprender, então qualquer desafio que venha na carreira ou no trabalho você está preparado. Recomendo o curso principalmente para pessoas que gostam da área de exatas e que não estão certas ainda se querem a área acadêmica ou empresarial pois o curso tem as duas.

O que agregou
O principal diferencial é que conseguimos trabalhar em quase tudo, pois nos adaptamos muito rápido e principalmente aprendemos muito rápido, porque a graduação nos fez ser assim.

Experiência no mercado de trabalho
Comecei dando aulas particulares e depois para uma empresa de ensino chamada Tutores, logo após trabalhei como coordenador na Datasite, uma empresa de contagem de estoques e inventários de lojas, como coordenador tive desafios como liderar pessoas e aprender um sistema totalmente novo pra mim, agora estou na empresa RDC distribuidora de cartões Ltda, que é uma distribuidora de Cartões telefônicos aonde sou analista de mercado da área de estratégia da empresa, praticamente analiso planilhas e mostro planos de estratégia para a diretoria seguir.

Rodrigo Sanches Santos Conclusão 2015


Sobre o curso
Além da obtenção da graduação, ter feito MAN me auxiliou em outras coisas. De fato, um racional mais aguçado, uma otimização do tempo em função das nossas restrições diárias são dois pontos que se observam nas matérias da MAN. Ainda e não menos importante, o ganho de skills a partir do inter-relacionamento vivo que existe no curso.

O que agregou
Para sumarizar, Matemática Aplicada a Negócios é aplicado àquele que queira entender a aplicar a matemática a diversas ideias, bem como ter a oportunidade de aprofundar nas ideias da área ou seguir competentemente para o mercado de trabalho.

Experiência no mercado de trabalho
Um aluno de Matemática é bem visto no mercado. Contudo, dado as aplicações, um aluno da MAN é visto como um profissional capaz de trabalhar em qualquer área. Hoje, por exemplo, trabalho com modelagem em um banco em SP. Porém, nesse mesmo trabalho me confiaram desde atividades relacionadas a programação, automatização até algo como a modelagem.

Guilherme Gama Granito Conclusão 2013


Sobre o curso
Eu fazia matemática aplicada a computação em São Carlos, e na época tinha intenção de seguir carreira acadêmica em negócios. Minha intenção era fazer mestrado em economia, quando comecei a pesquisar nas escolas de negócios e descobri o curso de matemática em Ribeirão Preto. Fiz a transferência pois o curso já iria me direcionar melhor no meu objetivo de mestrado. O curso me deu a base acadêmica para ingressar no mercado de trabalho, nas empresas as cosias funcionam diferente do que vemos nas salas de aula, mas os assuntos não eram totalmente desconhecidos, então foi mais fácil para eu aprender, criticar e propor mudanças, além disso o curso me ensinou a aprender (o que considero o maior ativo do nosso curso), hoje consigo me familiarizar muito mais rápido com assuntos novos, o raciocínio que você desenvolve durante a graduação você leva para vida toda.

O que agregou
Hoje eu falo do curso que eu fiz com muito orgulho, ele é a porta de entrada perfeita para quem quer trabalhar em qualquer área de finanças/operações de empresas de serviços, indústria ou comércio. O diferencial será uma visão ampla de diversas áreas com a oportunidade de aprofundar onde tiver mais afinidade. Nisso que os alunos formados da MAN se destacam, eles conseguem fazer qualquer coisa e em pouco tempo se tornam referência na área.

Experiência no mercado de trabalho
Eu entrei na MAN em 2010, em julho de 2012 ingressei no mercado de trabalho na Alelo. Tive a oportunidade de trabalhar em diversas áreas do financeiro (foco em tesouraria), participar da start up de um banco, aprovação de produtos e criação da área de crédito da Alelo. Hoje eu atuo como especialista financeiro da Livelo (empresa responsável pela gestão dos programa de fidelidade do BB e Bradesco).

Carla Assed Marino de Paiva Conclusão 2012


Sobre o curso
A Infraestrutura do curso MAN é muito boa, contendo biblioteca com vasto acervo e oportunidades para o aluno participar de atividades como monitoria acadêmica, iniciação científica, intercâmbios internacionais. MAN é um curso que capacita os alunos em várias áreas de atuação como bancos de investimentos, bolsas de valores, órgãos públicos, auditoria, carreira acadêmica, riscos de investimentos, modelagem matemática de problemas de diversos setores empresariais, etc.

O que agregou
Quando conheci o curso \"Bacharelado em Matemática Aplicada a Negócios – MAN\", já era engenheira civil, com área de atuação em “Avaliações de imóveis e perícias em engenharia”. Nos trabalhos realizados em “Avaliações de imóveis”, segundo as normas técnicas da ABNT, deve-se utilizar “Modelos Matemáticos” que representam o mercado imobiliário e inferência estatística. E o curso \"Bacharelado em Matemática Aplicada a Negócios\", veio de encontro com minha área de atuação profissional, ao complementar a minha formação acadêmica: “o curso fornece ferramentas matemáticas adequadas à modelagem de problemas aplicados às diversas áreas de Economia, Administração e Contabilidade”.

Experiência no mercado de trabalho
Hoje presto serviços para Bancos e para Justiça Estadual e Federal em Perícias Judiciais na área de avaliação de imóveis utilizando “Modelagem Matemática”, e o curso \"Bacharelado em Matemática Aplicada a Negócios\" foi um diferencial importante na minha formação.

Jonatas Samuel Silva de Souza Conclusão 2012


Sobre o curso
Acredito que foi a melhor decisão que tomei na minha vida, o curso é muito abrangente, além de apresentar e ensinar as ferramentas matemáticas, o curso engloba economia, administração, contabilidade e estatística. Isso seduz o aluno a entrar de cabeça no mundo dos negócios, com opção de seguir várias áreas e se aprofundar naquilo que for mais satisfatório. Além de despertar o interesse das empresas por ter um profissional que possa contribuir em diversas áreas. Recomendaria o curso para todos os interessados em mergulhar no mundo dos negócios e também para aqueles que tem a curiosidade de conhecer as aplicações da matemática nas empresas.

O que agregou
São vários fatores que podem apontar um aluno MAN como um profissional diferenciado; a tomada de decisão por meio do raciocínio rápido que é trabalhado ao longo da jornada da graduação, as diversas ferramentas da administração, economia, contabilidade e estatística que são apresentadas e trabalhadas para auxiliar nas tomadas de decisões; acredito que essa diversidade de conhecimento sem dúvida é o diferencial de um formado na MAN, isso torna-o uma espécie de \"coringa\" dentro da empresa, podendo atuar em diversas áreas.

Experiência no mercado de trabalho
Ainda quando era aluno MAN, no ano de 2009 fui convocado para assumir um cargo público após ter sido aprovado em concurso; foi uma tarefa difícil aconselhar o trabalho com a graduação, pois o curso exige muita dedicação; nos dois primeiros meses fui alocado no setor de informática e não consegui me adaptar ao trabalho. Decidi pedir uma nova oportunidade em outro setor, daí fui deslocado para o Setor de Compras, onde estou atualmente. Hoje tenho uma pós-graduação em matemática pela UFSJ, estou cursando uma especialização em Administração Pública, e também sou aluno do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) na USP-RP. Me sinto realizado profissionalmente, uma vez que na instituição em que trabalho sou convidado a participar de projetos mais complexos e de tomadas de decisão da instituição; procuro deixar claro para os meus superiores que meu objetivo é sempre crescer profissionalmente, alcançar o topo da carreira, chegar ao nível de gestor; acredito que estou no caminho certo, nesse ponto minha qualificação pesa bastante dentro da empresa. Tenho comigo que o maior desafio não é alcançar o topo da carreira, o maior desafio é você permanecer no topo.

Anderson Henrique de Paiva Teixeira Conclusão 2011


Sobre o curso
Sempre tive interesse em trabalhar em empresa, então o curso foi uma escolha perfeita pra mim. O curso não foi só importante por causa das disciplinas, que de longe utilizo vários conceitos no meu dia a dia, mas também devo muito às atividades extras relacionadas. Os conceitos de programação e estatística foram fundamentais pra mim.

O que agregou
O curso mistura vários elementos importantes para quem quer trabalhar com dados e ainda inclui conceitos importantes de economia, administração e contabilidade. Além de dar flexibilidade para poder trabalhar em diversas áreas do mercado, um profissional que saiba trabalhar com dados é algo que o mercado sempre precisa, tenho um sentimento que dificilmente ficarei desempregado. Não acredito que o curso em si seja um diferencial. Porém, o curso dá oportunidades de atuar em um número muito grande de áreas que outros cursos mais específicos não possibilitam. No final, não é só o curso que faz a diferença, o protagonista de sua carreira acaba sendo você mesmo.

Experiência no mercado de trabalho
No meu último ano de curso (2011), iniciei o meu estágio no Banco Itaú na área de produtos (precificação e vendas) onde fui efetivado em 6 meses e permaneci por mais 1 ano como analista e inicie o mestrado em finanças quantitativas na fundação getúlio vargas em julho de 2012. (Estudando e trabalhando ao mesmo tempo). No início de 2013, gostaria de trabalhar em uma área mais técnica onde podia explorar mais o que aprendi no curso e mudei para equipe de modelagem de crédito onde trabalho até hoje. Durante o período de 2013 e 2017, fui um dos analistas destaque na área em todos os anos e obtive duas promoções neste período. Hoje (2017) trabalhando como analista sênior, recentemente venci uma disputa interna no Banco Itaú chamada Batalha de dados algo que não conseguiria sem a ajuda do curso que foi a base para que eu chegasse até aqui.

Alex Pereira da Silva Conclusão 2011


Sobre o curso
Certamente recomendo e o curso se adequa a tantos diferentes perfis: 1) quem gosta de economia mas gostaria de ver o embasamento teórico necessário (até como um preparativo para um bom curso de mestrado em Economia) 2) quem gosta de matemática aplicada a fenômenos sociais em vez de físicos ou químicos 3) quem busca trabalhar no mercado financeiro e ter um senso crítico diferenciado 4) quem se vê mediando profissionais especializados em computação e em gestão de empresas

O que agregou
O mercado de trabalho valoriza um bom senso crítico e argumentativo, conquistado por uma formação de alto nível. O curso naturalmente me conduziu ao mercado financeiro, mesmo eu tendo aspirações acadêmicas. Foi fundamental a experiência que tive no mercado para entender que a pesquisa (ainda que seja a pesquisa para empresas) é o meu caminho. Em meu doutorado em matemática, tenho a oportunidade de lidar novamente com a modelagem matemática da economia, porém agora com as ferramentas teóricas para modelar o problema de forma mais aderente à realidade

Experiência no mercado de trabalho
O maior diferencial é ser um profissional de imenso senso argumentativo capaz de entender diferentes aspectos dos negócios, sejam eles teóricos ou práticos, promovendo então o diálogo entre os muitos profissionais envolvidos. Foi um ano trabalhando como analista de produtos no Itaú Unibanco, em particular na otimização das vendas dos empréstimos PF. Conheci engenheiros ambientais, físicos, economistas, administradores, cientistas da computação e tantos outros. As finanças de um banco demandam diferentes visões para tantos diferentes problemas. É nesse contexto que um profissional da MAN se insere e é reconhecido. Eu porém escolhi por prestar mestrado em matemática na USP São Carlos, uma aventura bem dura no início e também no fim. O doutorado foi um passo natural e que me trouxe à Espanha para estudar diferentes aspectos das equações diferencias e aplicações a fenômenos modeláveis. A MAN não é o curso ideal para seguir a carreira acadêmica na matemática pura mas me foi suficiente e me abriu portas para a pós-graduação na USP São Carlos. O curso faz parte da minha identidade profissional e pessoal e me motiva a retribuir o investimento público que foi feito. Fico muito satisfeito e grato sempre que reconheço o quanto aprendi e o quanto posso dar de retorno à sociedade por conta do curso.

Alexandre Bevilacqua Leoneti Conclusão 2007


Sobre o curso
Fui aluno da primeira turma do MAN, curso que foi minha segunda graduação, o qual escolhi depois de realizar uma primeira graduação em Administração de Empresas. Na época desta escolha, eu considerei ser importante que esta segunda graduação permitisse uma especialização em alguma área e, dentre várias opções atraentes, eu escolhi o MAN, dado a sua maior ênfase em métodos quantitativos, o que achei um excelente diferencial.

O que agregou
Por exemplo, em meu mestrado e doutorado, eu trabalhei com modelagem para o setor de saneamento. Com a formação em matemática aplicada, pude desenvolver de forma adequada esta tarefa de traduzir, por meio de modelos matemáticos, estes fenômenos naturais e sociais.

Experiência no mercado de trabalho
Eu acredito que fiz a escolha certa. Hoje estou como professor na FEARP, onde ministro disciplinas de estatística, cálculo, pesquisa operacional, teoria dos jogos e métodos multicritérios. Dentre os meus atuais colegas de trabalho, dentre eles alguns meus ex-professores, o curso do MAN é muito bem visto. Eu compartilho desta opinião, pois o MAN é um curso que realmente traz esta diferenciação para o profissional que passa pelo curso.

Bruno Amato de Azevedo Marques Conclusão 2007


Sobre o curso
Em setembro/2003, gostei do que li no manual da Fuvest e decidi prestar o curso de MAN. Hoje, quase dez anos depois de formado, posso dizer com toda a certeza que acertei em cheio! O curso de MAN foi muito importante na minha formação, me permitiu conhecer diversas áreas e me abriu uma janela de oportunidades.

O que agregou
Recomendo muito o curso de MAN a todos os alunos que busquem ter uma sólida formação em matemática com foco em suas aplicações no dia-a-dia das empresas. A bagagem teórica e prática de um profissional formado em MAN o prepara para apresentar soluções com viés quantitativo para os mais diversos problemas.

Experiência no mercado de trabalho
Desde janeiro/2008, quando ingressei no mercado de trabalho, até hoje, minha vida profissional passou por algumas grandes mudanças. Nos seis primeiros anos, trabalhei no Itaú Unibanco na área de modelagem de risco de crédito. Lá, participei de importantes projetos que permitiram ao banco melhorar a sua concessão de crédito, reduzindo o risco de inadimplência e aumentando o valor da carteira. Foi uma época de muito aprendizado em que, além de adquirir um bom conhecimento técnico, pude iniciar minha formação profissional em uma cultura organizacional de meritocracia, colaboração e ética. Em janeiro/2014, quando eu nem de longe imaginava sair do Itaú, meu pai foi convidado a assumir um cargo público na cidade de São Paulo e passei acompanhar de perto o enorme desafio dele em administrar a sua empresa à distância. Resolvi conhecer um pouco mais a fundo a Azevedo Marques Engenharia e me senti no dever de tentar retribuir à minha família todas as oportunidades que meus pais me proporcionaram ao longo de minha vida. Tirei seis meses de licença do banco, voltei para Espírito Santo do Pinhal e me dediquei de corpo e alma pela empresa. Em julho/2014, desliguei-me do Itaú e, desde então, vivo a Azevedo Marques Engenharia diariamente. A experiência de estar à frente de um negócio próprio é incrível! A formação do curso de MAN se mostrou essencial para mim nesse sentido, porque me deu a confiança de poder contribuir e participar ativamente de todas as áreas da empresa.

Amanda Laurie Manocchio Conclusão 2007


Sobre o curso
Olá, sou Amanda, aluna da primeira turma do curso de Matemática Aplicada a Negócios da USP e gostaria de deixar registrado o quanto este curso foi e é importante para a minha formação pessoal e profissional: O curso possibilita uma visão ampla e integrada das áreas de administração, economia e contabilidade com um forte embasamento matemático.

O que agregou
Recomendo o curso para pessoas dispostas a encarar a matemática como uma ferramente de apoio para as decisões estratégicas de negócios e é super importante ter isso em mente durante todo o progresso das matérias, para melhor aproveitamento de cada conhecimento adquirido. O grande diferencial proporcionado pelo curso foi o forte raciocínio lógico e crítico-analítico desenvolvido em mim, que possibilitou me diferenciar e destacar dos profissionais do mercado.

Experiência no mercado de trabalho
Eu me formei e logo em seguida entrei como analista no Itaú Unibanco, um grande banco multinacional, e em menos de cinco anos eu já era coordenadora de uma equipe de cinco pessoas.

Departamento de Computação e Matemática - Av. Bandeirantes, 3900 - Monte Alegre - Ribeirão Preto - SP - CEP: 14040-901
Fone: (16) 3315 0429 - Fax: (16) 3315 0407 ©Copyright 2016 - DCM - FFCLRP - USP