Página Inicial


Tudo quer buscar, cadê?


O E-L@DIS, Laboratório Discursivo, sujeito e sentidos em movimento congrega pesquisadores em nível de graduação e pós-graduação para desenvolvimento de um Projeto de Pesquisa financiado pela FAPESP, cujo objetivo central é estudar as relações entre discurso, sujeito e rede eletrônica.

Trabalha em três direções: primeira, desenvolver um espaço de interlocução entre pesquisadores filiados à escola francesa de Análise do Discurso proposta por Michel Pêcheux e à psicanálise de viés lacaniano, cujos projetos de pesquisa são orientados ou supervisionados pela Profa. Livre-Docente Lucília Maria Sousa Romão do Departamento de Educação, Informação e Comunicação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. A nossa segunda aposta é refletir, problematizar e investigar o modo como o sujeito, na posição de navegador, faz falar relatos sobre a questão agrária (e temas relacionados à questão social da terra) em sites, blogs e páginas de periódicos nacionais, o que abre espaço para interfaces interessantes com as investigações advindas do campo da sociologia da informação e discussões ricas no âmbito dos estudos discursivos. Um terceiro ponto que nos interessa é constituir esse site como um lugar discursivo aberto à polissemia, afetado pelo permanente deslizamento de sentidos e inscrito por uma espessura deslocante seja no modo de nomear os links, de ordenar as entradas discursivas e de apresentar imageticamente a nossa voz.

Como trabalhamos com efeitos de movimento, fica o nosso convite para um passeio pelos quadros de Klee, uma navegada pela nossas produções, um giro pra lá e outro pra cá entre versos que selecionamos, uma entrada no nosso banco de dados digital, uma zapeada nos teóricos que nos guiam e aos quais nos filiamos, uma linkagem que – desejamos - produza algum sentido de laço.