Filtro

Notícias do DCM

Descricao
Detalhes
USP cria modelo matemático que ajuda a economizar energia elétrica

O desenvolvimento do modelo matemático teve a coordenação de Maristela Oliveira dos Santos, integrante do CeMEAI e docente do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da Universidade de São Paulo (USP). Sediado no ICMC-USP, em São Carlos, o CeMEAI é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapesp).

Mais informações em: https://www.imprensaoficial.com.br/DO/BuscaDO2001Documento_11_4.aspx?link=/2018/executivo%2520secao%2520i/junho/07/pagnot_0004_ef128d4c4ac38dc7fde4da0c182297b2.pdf& pagina=IV&data=07/06/2018&caderno=Executivo%20I&paginaordenacao=4

Computação Aplicada tem primeira defesa de Mestrado  Tese avalia e desenvolve uma nova técnica de detecção de outliers (anomalias ou novidades) com base no algoritmo de caminhada determinística do turista. Na terça-feira, 3 de abril, às 13 horas, o Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPG-CA) do Departamento de Computação e Matemática da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, tem sua primeira defesa de mestrado. O candidato é o mestrando Rafael Delalibera Rodrigues que, sob a orientação do Professor Doutor Zhao Liang do Departamento de Computação e Matemática da FFCLRP, desenvolveu técnica capaz de detectar dados instáveis através da estratégia de análise conhecida como caminhada do turista, caracterizada por identificar ciclos atratores numa trajetória. Com o trabalho “Detecção de outliers baseada em caminhada determinística do turista”, Rodrigues mostra que o método possui um bom desempenho, com capacidade de identificar outliers através de estruturas presentes no espaço de dados (configurando a detecção de padrões de alto-nível) ao invés de considerar apenas características físicas; a identificação de outliers internos e a capacidade de extrair características locais e globais. Sendo assim, o trabalho apresenta uma abordagem inédita na detecção de outliers, bastante robusta, promissora e original, podendo ser usada para pesquisas futuras. A defesa é aberta ao público e será no Bloco Alan Turing, Anfiteatro do Departamento de Computação e Matemática, Campus da USP Ribeirão. Por: Vitória Junqueira (com informações de Rafael Delalibera Rodrigues)
Descricao
Detalhes
Abertura de inscrições ao concurso público para provimento de 01 cargo de Professor Titular na área de conhecimento em Matemática As inscrições ao concurso público de títulos e provas para provimento de 01 (um) cargo de Professor Titular, referência MS-6, em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP), claro/cargo nº 221465, com o salário de R$ 16.100,43 (referência mês de maio/2018), junto ao Departamento Computação e Matemática, na área de conhecimento em Matemática.
Abertura de inscrições ao concurso público para provimento de 01 cargo de Professor Titular na área de conhecimento em Ciência da Computação Estarão abertas, pelo prazo de 180 (cento e oitenta) dias, com início às 09 horas (horário de Brasília) do dia 08/10/2018 e término às 17 horas (horário de Brasília) do dia 05/04/2019, as inscrições ao concurso público de títulos e provas para provimento de 01 (um) cargo de Professor Titular, referência MS-6, em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP), claro/cargo nº 194395, com o salário de R$ 16.100,43 (referência mês de maio/2018), junto ao Departamento Computação e Matemática, na área de conhecimento em Ciência da Computação.
Brasil ganha quatro medalhas na Iberoamericana de Matemática

Com duas medalhas de ouro e duas de prata, o Brasil ficou em segundo lugar na Olimpíada Iberoamericana de Matemática. Realizada entre os dias 24 a 28 de setembro nas cidades de La Rábida (Espanha) e Monte Gordo (Portugal), a competição teve com a participação de 79 estudantes de 22 países.

Os brasileiros Bruno Brasil Meinhart (CE) e Pedro Gomes Cabral (PE) conquistaram o ouro, enquanto Bernardo Peruzzo Trevizan (SP) e Pedro Lucas Lanaro Sponchiado (SP) ficaram com a prata.

Mais informações em: https://impa.br/page-noticias/brasil-ganha-quatro-medalhas-na-iberoamericana-de-matematica/
XV Semana da Matemática Aplicada a Negócios

ParaDe 14 a 17 de agosto acontece a XV Semana de Matemática Aplicada a Negócios.

Veja programação completa em http://dcm.ffclrp.usp.br

Departamento de Computação e Matemática

Fone: (16) 3315 0429 - Fax: (16) 3315 0407