DCM FFCLRP USP

Descricao
Detalhes
Calendário de Reuniões CD-DCM 2017

Calendário das Reuniões Ordinárias do CD - 2017:

22 de fevereiro - quarta-feira - 09 horas

29 de março - quarta-feira - 14 horas;

26 de abril - quarta-feira - 14 horas;

31 de maio - quarta-feira - 14 horas;

14 de junho - quarta-feira - 14 horas;

26 de julho - quarta-feira - 14 horas;

30 de agosto - quarta-feira - 14 horas;

27 de setembro - quarta-feira - 14 horas;

04 de outubro - quarta-feira - 14 horas;

08 de novembro - quarta-feira - 14 horas.

Hackathon Hacking Health Rio

HH Rio é um hackathon de fim de semana que rompe barreiras na inovação em saúde. Reunimos profissionais de saúde, TI, designers e empresários para colaborar, sonhar e criar soluções para problemas do mundo real, com intuito de melhorar os cuidados na saúde e bem estar das pessoas. No hackathon, vamos construir protótipos de nossas ideias, para que possam ser testados e potencialmente modificar os cuidados na saúde. Estamos entusiasmados por poder oferecer muitos prêmios de alto valor agregado para sua vida profissional e apresentar parceiros, apoiadores e jurados do mais alto nível. Projetos poderão se transformar em Startups – e é assim que juntos podemos ser impactantes! A entrada será gratuita para participantes selecionados. O seu compromisso é um só: participar o fim de semana inteiro, trazendo toda sua Criatividade e espírito de Inovação (por favor, nos informe de qualquer alteração nos planos, pois haverá uma lista de espera de pessoas talentosas como você). Imaginamos que você já está animado para resolver problemas, mas, por favor, evite desenvolver a solução antes do Hackathon. Sinta-se livre para idealizar, projetar, publicar, atualizar, analisar e publicar um projeto no nosso painel!

Mais informações: https://goo.gl/a445Wo

Palestra online gratuita. Título: Design e Desenvolvimento de Apps Integrados ao Prontuário Eletrônico do Paciente Usando Arquitetura Baseada no Padrão SMART on FHIR.

Resumo da palestra:
A adoção do prontuário eletrônico do paciente (PEP) cresceu significativamente nos últimos anos, cobrindo acima de 90% dos hospitais e clínicas nos Estados Unidos. Porém, estudos que analisaram o efeito da implantação do PEP encontraram resultados positivos e negativos. Particularmente, o PEP vem sendo criticado pelo impacto negativo no fluxo de trabalho, aumentando a incidência de esgotamento entre os profissionais de saúde e prejudicando a interação profissional-paciente. Para abordar estes desafios, existe um consenso na comunidade de informática em saúde quanto à necessidade de otimizar a experiência dos profissionais de saúde com o PEP, tanto por meio de melhorias na configuração do sistema quanto pelo desenvolvimento de extensões (“apps”). A fim de viabilizar a integração de aplicativos desenvolvidos por terceiros, vários produtos de PEP passaram a oferecer APIs baseadas nos padrões SMART e HL7 FHIR. O objetivo desta palestra é fornecer uma breve descrição destes padrões e descrever uma iniciativa liderada pelo Departamento de Informática Médica da Universidade de Utah que visa produzir inovações em apoio à decisão clínica usando arquitetura baseada no padrão SMART on FHIR.

Mais informações: https://goo.gl/T36Uc0

UAB/Unifesp abre inscrições para tutores e alunos
As inscrições gratuitas para o Curso EaD de Especialização em Informática em Saúde UAB/UNIFESP 5a edição, que ocorrerá de junho de 2017 a novembro de 2018, encontram-se abertas no período de 7 a 23 de abril. Os editais encontram-se disponíveis no site http://uab.unifesp.br.
Sistemas Dinâmicos

Sistemas dinâmicos é a área de estudo que rendeu ao matemático Marcelo Viana, diretor do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), o Grande Prêmio Científico Louis D, principal premiação científica da França em 2016. É a mesma área que fez com que Arthur Ávila ganhasse a medalha Fields, espécie de Nobel da matemática, em 2014.

"Os sistemas dinâmicos são as equações que descrevem as intervenções nos ambientes. Com eles é possível prever as consequências do impacto de uma intervenção e buscar melhores saídas". Diz Marcelo Viana em entrevista ao G1.

Abertura de inscrições para estágio no MAN
Bom dia a todos.

Informo que estarão abertas as inscrições aos alunos do curso de Matemática Aplicada a Negócios interessados em realizar o estágio obrigatório no Laboratório de Modelagem e Análise Matemática.
As inscrições poderão ser realizadas de  segunda a sexta entre 09 e 17 de março de 2017 na sala 601 das 7:30 às 12:30 e das 14:30 às 17:30.
Outras informações em relação ao estágio serão fornecidas nestes horários e local disponibilizado acima.

Atenciosamente,

Helena (Funcionária do Departamento de Computação e Matemática)
16 3315-0566
Eleição para a escolha do Chefe e Vice-Chefe do Departamento de Computação e Matemática
Parceria em desenvolvimento de aplicativo médico, com a Escola de Enfermagem (EE-USP)

Prezado pesquisador,

A Agência USP de Inovação tem o prazer em divulgar oportunidade de parceria em projeto inovador com a Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP).

O objetivo da parceria é o desenvolvimento, em colaboração com pesquisadora da área da saúde, de um aplicativo para análise de eletrocardiogramas, a partir de algoritmo desenvolvido como produto de pesquisa do Mestrado Profissional em Atenção Primária de Saúde - EEUSP.

O aplicativo deverá auxiliar o(a) enfermeiro(a) na análise do traçado cardíaco, na consulta de enfermagem, prevenindo doenças cardíacas.

Se você está interessado em colaborar, saber mais detalhes sobre este projeto, ou possui experiência na área de desenvolvimento e criação de aplicativos, por favor, preencha o seguinte formulário de Resolução de Demandas: https://goo.gl/forms/lX6n0zkvNyN8YBg43

O Setor de Transferência de Tecnologia permanece à disposição para eventuais dúvidas.

Atenciosamente,

Alexandre Venturini Lima
Assistente Técnico da Direção
Agência USP de Inovação