DCM FFCLRP USP

Notícias do DCM

Descricao
USP cria modelo matemático que ajuda a economizar energia elétrica

O desenvolvimento do modelo matemático teve a coordenação de Maristela Oliveira dos Santos, integrante do CeMEAI e docente do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da Universidade de São Paulo (USP). Sediado no ICMC-USP, em São Carlos, o CeMEAI é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapesp).

Mais informações em: https://www.imprensaoficial.com.br/DO/BuscaDO2001Documento_11_4.aspx?link=/2018/executivo%2520secao%2520i/junho/07/pagnot_0004_ef128d4c4ac38dc7fde4da0c182297b2.pdf& pagina=IV&data=07/06/2018&caderno=Executivo%20I&paginaordenacao=4

Computação Aplicada tem primeira defesa de Mestrado  Tese avalia e desenvolve uma nova técnica de detecção de outliers (anomalias ou novidades) com base no algoritmo de caminhada determinística do turista. Na terça-feira, 3 de abril, às 13 horas, o Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPG-CA) do Departamento de Computação e Matemática da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, tem sua primeira defesa de mestrado. O candidato é o mestrando Rafael Delalibera Rodrigues que, sob a orientação do Professor Doutor Zhao Liang do Departamento de Computação e Matemática da FFCLRP, desenvolveu técnica capaz de detectar dados instáveis através da estratégia de análise conhecida como caminhada do turista, caracterizada por identificar ciclos atratores numa trajetória. Com o trabalho “Detecção de outliers baseada em caminhada determinística do turista”, Rodrigues mostra que o método possui um bom desempenho, com capacidade de identificar outliers através de estruturas presentes no espaço de dados (configurando a detecção de padrões de alto-nível) ao invés de considerar apenas características físicas; a identificação de outliers internos e a capacidade de extrair características locais e globais. Sendo assim, o trabalho apresenta uma abordagem inédita na detecção de outliers, bastante robusta, promissora e original, podendo ser usada para pesquisas futuras. A defesa é aberta ao público e será no Bloco Alan Turing, Anfiteatro do Departamento de Computação e Matemática, Campus da USP Ribeirão. Por: Vitória Junqueira (com informações de Rafael Delalibera Rodrigues)
Descricao
XV Semana da Matemática Aplicada a Negócios

ParaDe 14 a 17 de agosto acontece a XV Semana de Matemática Aplicada a Negócios.

Veja programação completa em http://dcm.ffclrp.usp.br